Invocante
EvanescenteQuando queremos invocar energias das entidades e dos quadrantes ou selar algum encantamento com poder traçamos o pentagrama invocante no ar ou no solo. Quando queremos banir, dispersar, exterminar, é traçado o pentagrama evanescente.
O Pentagrama invocante é traçado começando por 1, descendo até 3, depois subindo até 5, indo até 2, descendo até 4 e retornando a 1.
O Pentagrama evanescente é traçado ao contrário do invocante, começando em 3, subindo até 1, descendo até 4, subindo até 2, indo até 5 e retornando a 3.
Um pentagrama pode ser aberto ou fechado:
Aberto: É representado por um pentagrama sem um circulo circundante, esta é a forma ativa, simbolizando a saída do Um, preparado para a luta, atento, ativo, representa uma abertura uma aproximação ativa.
Fechado (circundado) : Um circulo em volta de um pentagrama contem e protege, o circulo significa eternidade e infinidade, os ciclos da vida e da natureza, proteção.
Nascimento: o início de tudo
Infância: momento onde o indivíduo cria suas próprias bases
Maturidade: fase da comunhão com as outras pessoas
Velhice: fase de reflexão, momento de maior sabedoria
Morte: tempo do término para um novo início
selo de Salomão: É um antigo e poderoso símbolo mágico. Este símbolo consiste em um hexagrama de dois triângulos entrelaçados (um voltado para cima e outro para baixo). O selo de Salomão simboliza a alma humana, sendo utilizados por bruxos e magos cerimoniais para encantamentos, conjuração de espíritos, sabedoria, purificação e reforço dos poderes psíquicos.
Ankh: É um antigo símbolo egípico que nos lembra uma cruz encimado por um laço. O Ankh simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento. Devemos lembrar que o Deus e a Deusa do maior do antigo panteão egípcio são representados portando sempre este símbolo. O Ankh também é conhecido por vários bruxos como "Cruz Ansata". Hoje em dia o Ankh é usado por vários bruxos contemporâneos para encantamentos e rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação.
Suástica: É um antigo símbolo religioso formado pela cruz grega com braços em ângulos retos. Antes de ter sido adotada pelo nazismo, a suástica era um símbolo sagrado de boa sorte e de saúde na Europa pré-cristã e em muitas outras culturas pagãs em todo mundo, incluindo as orientais, egípcias e tribais das Américas. A palavra suástica origina-se do sânscrito (svastika) que significa "um sinal de boa sorte". Existem milhares de símbolos da suástica pelo mundo e o mais antigo de todos data do ano 12.000 a.C. (Obs: O usado pelos nazistas é invertido e possui outros significados)
Triângulo: É um símbolo de manifestação finita na magia ocidental, sendo usado em rituais para invocar os espíritos quando o selo ou sinal da entidade a ser invocada está no centro do triângulo. O triâgulo é equivalente ao número três - número mágico poderoso e é um símbolo sagrado da Deusa Tripa: Virgem, Mãe e Anciã. Invertido simboliza o princípio masculino.
Olho de Hórus: É um outro antigo símbolo egípico muito usado na feitiçaria moderna. Representa o olho divino do deus Hórus, as energias solar e lunar, e freqüentemente é usado para simbolizar a proteção espiritual e também o poder clarividente do Terceiro Olho, muito usado também em rituais e feitiços de cura.